Racionalismo Cristão é expressão que nem todos podem compreender. É uma Filosofia Espiritualista bela e pura, saudável, ensina as criaturas como devem viver, como podem se desvencilhar das trevas da ignorância e adquirirem mais luz para seus espíritos. Fernando Faria

Qual é o principal problema da vida? – Por Fernando Faria

Limpeza Psíquica
12. Qual é o principal problema da vida?
12.1 O principal problema da vida do ser humano é aprender a confiar em si mesmo, na ação da vontade e na força prodigiosa, imensurável do seu pensamento, deixando de ser adorador, rezador e mendigo da proteção de deus.

12.2 Poderá o leitor imaginar o que seria o mundo atual se os templos de todas as religiões, ao invés de ensinarem a pedir, rezar, louvar e adorar, ministrassem aos seres humanos os esclarecedores Princípios contidos na Doutrina Racionalista Cristã, para uma vida sã e eficiente?

12.3 A criatura será capaz de fazer idéia do que significaria para a humanidade a transformação desses templos em escolas de alto espiritualismo?
Clique para OUVIR a Limpeza Psíquica
12.4 Tanto a malquerença como a adoração criam situações condenáveis: enquanto a malquerença desperta o sentimento de aversão, de ódio e vingança com os mais perniciosos efeitos para o agente, a adoração conduz ao temor, à humildade subserviente e subalterna, à subjugação das iniciativas, à alienação da vontade, à falta de confiança do indivíduo em si mesmo, sempre em desprestígio do espírito e em flagrante anulação do seu próprio valor.

12.5 No astral inferior os espíritos constatam que não há deus, nem demônio, nem santos, nem céu, nem inferno e riem-se dos adoradores que estão ainda entorpecidos pela influência das suas crenças.
Bolsa Fluídica

12.6 No Mundo Terra, em que se confundem almas encarnadas de várias classes, e no qual a maioria ainda vive mais para a matéria do que para os valores espirituais, não foi difícil agrupar, sob a flâmula de cada religião, incontáveis legiões de adoradores.

12.7 No Brasil e em muitos outros países, adora-se Jesus; não há, entretanto, qualquer diferença entre tais adoradores e os outros que se voltam para Buda, Confúcio e Maomé.

12.8 Por trás das aparências de todos eles, esconde-se a ação subserviente e bajulatória, com a qual esperam receber maiores recompensas, presentes ou futuras, ou o perdão para as suas faltas. Essas atitudes constituem uma prática destrutiva de enfraquecimento do próprio caráter.

12.9 Se aos seres encarnados, esclarecidos, repugnam as bajulações, os atos de subserviência e os incensos, não será difícil imaginar-se o que isso produziria em espíritos desencarnados altamente evoluídos, se tais sentimentos pudessem chegar a eles.

12.10 Os fiéis podem adorar um pedaço de pau talhado com feições humanas, porque o livre-arbítrio não lhes nega o direito de satisfazerem a sua irracional vontade adorativa.

12.11 Nenhum adorador é capaz de dissociar a idéia de adorar da de pedir. A razão é óbvia: adorar e pedir são duas muletas iguais para uma só invalidez mental.

12.12 Cada ser humano deverá ter sempre presente que a Força, a Inteligência Universal, que os diversos povos da Terra denominam Deus, e que o Racionalismo afirma ser o Grande Foco, não tem forma, é a Grande Luz Universal que compõe o Universo, a qual envolve as galáxias e respectivos planetas, regendo-os com as suas Leis naturais e imutáveis, não interferindo no livre-arbítrio das criaturas.

Limpeza Psíquica
12.13 Onde encontramos essa grande Luz? Em tudo que tem vida. Nas montanhas mais inacessíveis, nos imensos espaços das florestas, na vastidão dos oceanos, dos rios, nos campos, nos pomares, nos jardins e em todas as formas de animais, dos mais rudimentares ao homem. Em toda a natureza, somente o homem é adorador. Inventou a adoração porque é imperfeito.

12.14 A verdade é que os adoradores pertencem todos a uma classe idêntica, embora de diferentes categorias. São candidatos a reencarnações sucessivas neste laboratório psíquico que é o Mundo Terra, até que o amadurecimento espiritual os faça compreender a realidade das coisas.

12.15 Ao observador atento não é difícil avaliar o grau de espiritualidade dos seres pela tendência que manifestam para a adoração, assim como a maior ou menor intensidade dessa tendência.

12.16 O modo de adorar e o objeto adorado variam na medida em que a consciência da vida vai despertando, até chegar ao ponto de poder a criatura repelir o sentimento de adoração.

12.17 Adora-se, de um modo geral, para mendigar favores e proteção. A adoração, pois, acusa uma condição de ignorância e inferioridade espiritual.

12.18 É no estado primitivo, na condição de selvagem, que o indivíduo sente o primeiro impulso, o primeiro gesto, o primeiro movimento adorativo.

12.19 De encarnação em encarnação ascende ele às classes ditas civilizadas conservando esse mesmo sentimento, porém, modificado na forma, já que mais polido, mais requintado para satisfazer as condições sociais do meio, mas mantendo, no fundo, o mesmo pensamento e a mesma idéia que o geraram no passado.

12.20 As religiões usam sempre aparatos para impressionar os seus adeptos. A maioria deles é destinada a incentivar a adoração.

12.21 No estado atual, a humanidade pode ser classificada em dois grandes grupos: o dos espíritos adoradores e o dos independentes, com divisões que correspondem à escala do progresso adquirido no curso das sucessivas encarnações.

12.22 O grau de espiritualidade média encontra-se na faixa de transição intermediária, que separa o campo dominado pela mentalidade adoratória daquele em  que a personalidade se destaca pela firmeza de caráter, independência de atitudes e insubordinação a tudo quanto a sua consciência esclarecida reprove.

Limpeza Psíquica
12.23 Classificados na camada inferior, estão os silvícolas, uma das primeiras fases da evolução humana — seguindo-se-lhes os que se entregam a práticas esdrúxulas de adoração, dominados por cego fanatismo.

12.24 Na faixa de transição, confundem-se os espíritos encarnados ainda presos à idéia subalterna de um deus protetor e paternal, com os espíritos que, rejeitando as genuflexões contemplativas e as atitudes bajulatórias e subservientes, procuram conduzir-se com retidão e valor.

Qual é o principal problema da vida?
Por Fernando Faria

Poderá gostar de conhecer:
 Atavismo