Racionalismo Cristão é expressão que nem todos podem compreender. É uma Filosofia Espiritualista bela e pura, saudável, ensina as criaturas como devem viver, como podem se desvencilhar das trevas da ignorância e adquirirem mais luz para seus espíritos. Fernando Faria

Quem sou eu? – Por Fernando Faria

4.1 Quem sou eu?
4.1 O ser encarnado ou desencarnado é sempre um espírito, partícula da Inteligência Universal. Portanto, eu sou um Espírito.

Quando encarnados estamos sujeitos às contingências da vida terrena, algumas das quais escapam inteiramente à nossa vontade.

A denominação “Espírito” só se dá à partícula de Força que haja adquirido condições evolutivas para encarnar em corpo humano. O Espírito é uma partícula da Força Total, da qual possui poderes congêneres, porém limitados ao estado de evolução alcançado.

4.2 O Espírito faz sua trajetória neste planeta em condições apropriadas ao seu estado de adiantamento, passando em cada reencarnação a viver em meio adequado ao progresso já alcançado, até terminar a parte da evolução que corresponde a este mundo.

4.3 O Espírito é luz, é inteligência, é vida, é poder criador e realizador. Nele não há matéria em nenhum dos seus estados. É, portanto, imaterial. Partícula individualizada, assim se conserva em toda a trajetória que faz no processo da sua evolução.


4.4 O Espírito é indestrutível, indivisível e eterno. Evolui para o aperfeiçoamento cada vez maior. Como partícula do todo, é inseparável dele e subsiste a qualquer transformação, nada havendo que o possa destruir.

4.5 O Espírito é um operário, que participa com seu esforço, inteligência e operosidade da evolução geral. O Espírito trabalha diretamente para o conjunto e indiretamente para si mesmo. Esta asserção é verdadeira, quer se refira ao encarnado, quer ao desencarnado. No trabalho em corpo astral, o conjunto é o Universo; no labor em corpo carnal esse conjunto é, principalmente, a humanidade.

4.6 Enquanto o ser humano não adquirir pleno conhecimento de si mesmo como Força e Matéria, nenhuma indagação filosófica poderá exercer influência no apuramento da sua conduta individual.

4.7 Quanto mais segura, mais nítida e realista for a compreensão da ação do espírito sobre o corpo físico, vale dizer da Força sobre a Matéria, mais depressa a clarividência do sentido espiritual revelará ao estudioso as funções vitais da natureza universal.

4.8 Em Força e Matéria se resume, se sintetiza, se define, se explica toda a verdade da vida.

4.9 O Universo é composto de Força e Matéria. A Força é o agente ativo, inteligente, transformador. A Matéria é o elemento passivo plasmável.

4.10 Quando o Espírito atua na matéria, para manifestação da vida biológica, Luiz de Mattos denominou esse espírito de Força, pois o Espírito é muito mais que inteligência. É Força organizadora, é Força pensante, é Força inteligente. A Força só pode agir de acordo com o seu estado evolutivo e em fiel obediência à Lei da Atração. É naturalíssimo que um Espirito encarnado habituado desde o berço a escutar falar num criador, Deus, durante algumas dezenas de anos, não possa de pronto varrer de seu pensamento essa suposta entidade, e aceitar a realidade, clara e simples, de tudo que compõe o Universo ser somente Força e Matéria.

4.11 Assim, de mudança em mudança, de um corpo para outro imediatamente superior, vai a partícula de Força evoluindo até atingir condições que lhe permitam, já como espírito, encarnar em corpo humano, em situação de exercer a faculdade do livre-arbítrio e assumir as responsabilidades inerentes a essa faculdade.

4.12 O Espírito é luz, e, como tal, brilha com intensidade correspondente ao seu progresso. Intensidade de luz quer dizer intensidade de vibração. Quanto maior for essa intensidade, mais acentuado é o conhecimento da vida, mais evidente a ação dinâmica espiritual, mais seguro o controle dos atos humanos e mais apurado o uso do livre-arbítrio.

4.13 À medida que cresce a intensidade da vibração do Espírito, vai diminuindo a possibilidade de deixar-se ele empolgar pelas correntes vibratórias de inferior espécie e de praticar ações que a sua consciência reprove.

4.14 O Espírito se liga a todo conjunto corpóreo por cordões fluídicos, para possibilitar o equilíbrio das funções humanas.

4.15 O Espírito não tem sexo, ainda que se verifiquem na Terra tendências e ações masculinas e femininas. É ele próprio quem delibera a respeito do sexo que vai adotar, quando se decide a reencarnar.

4.16 Em regra geral, se encarna como mulher, é para ser mãe. E essa tendência é tão acentuada que manifesta interesse especial pelas bonecas, cujo corpo afaga, como se fosse mãe a acarinhar o filho.

O mesmo se dá com o menino, que volta a sua atenção para os cavalinhos, automóveis ou caixas de ferramentas.

4.17 A Matéria não tem faculdades. Essas, que são inumeráveis, pertencem todas ao Espírito, convindo assinalar que somente pequena parte delas é revelada na vida terrena.

4.18 A Luz é um estado de consciência que pode ser alcançado quando irradiamos regularmente aos Espíritos Superiores nas Reuniões das Casas Racionalistas ou na Limpeza Psíquica praticada no Lar. Com a Luz, teremos condições de ampliar nosso entendimento e raciocínio, expandir nossa consciência e de compreender claramente a Verdade e as Instituições das Forças Superiores.

Quem sou eu?
Por Fernando Faria

Poderá gostar de conhecer:
 Atavismo