Racionalismo Cristão é expressão que nem todos podem compreender. É uma Filosofia Espiritualista bela e pura, saudável, ensina as criaturas como devem viver, como podem se desvencilhar das trevas da ignorância e adquirirem mais luz para seus espíritos. Fernando Faria

1911 - Maria Cottas e as Sessões de “Graças” - Por Fernando Faria

De acordo com o livro inédito do estudioso e investigativo Senhor Fernando Faria, de 1992, A Vida e a Luta de Luiz de Mattos, página 35, no subtítulo “1911 - Maria Cottas e as Sessões de Graças”, em discurso que Maria Cottas proferiu por ocasião da Comemoração das reformas e novas instalações da Casa Racionalista de Santos, em 20 de Janeiro de 1967, ela disse o seguinte:

Recordo-me da muitas idas à casa de Luiz Alves Thomaz e Amélia, quando ainda não estava terminado este histórico edifício, que hoje engalanais com uma reforma espetacular, e lá assistia às primeiras Sessões de Doutrinações, que naquela época – 1911 – denominava-se “Graças” e eram realizadas a meia-noite em ponto, como durante algum tempo se realizou aqui nesta primeira sede do Racionalismo Cristão, então denominado Centro Amor e Caridade. Mais tarde, essas sessões passaram a realizarem-se às oito e meia, e assim permanecesse até hoje, mas agora só a Casa-Chefe do Rio de Janeiro.”

Sessões de Graças, são assim denominadas as sessões que Luiz de Mattos fazia aos sábados, a meia-noite e sempre previamente designadas pelos Guias. Elas tinham por fim a descida das Grandes Luzes do Astral Superior, para fluidificarem a água, destinada a cura das obsessões e outras enfermidades e beneficiar os médiuns para tais sessões escolhidas.

Maria Cottas, continuando disse:

Eu gostava de acompanhar meus pais e com os meus, entre 9 e 10 anos, era natural que dormisse mais do que prestasse atenção, principalmente aquela hora. Resultado, vinha depois de lá até a nossa casa a Rua Rangel Pestana, cochilando, agarrada ao braço de meu saudoso pai."

(Trecho citado por Maria Cottas 5 ao 6)
- clique na imagem para ampliar -

1911 - Maria Cottas e as Sessões de “Graças”
Por Fernando Faria

O Senhor Fernando Faria ao divulgar suas investigações, sutilmente nos revela a proximidade da residência de Luiz de Mattos com o Centro Espírita de Augusto
Messias de Burgos, que por sua vez, se pode conjecturar que o Senhor Mattos estava familiarizado há mais tempo com esse mesmo Centro Espírita do que os autores antigos têm apontado.

Logo, também se pode presumir que o Senhor Mattos já vinha estudando a espiritualidade a mais tempo do que os livros já publicados nos relatam, dessa mesma maneira, se torna impossível imaginar que Luiz de Mattos, um ser de perspicácia aguçada, desconhecia que seus filhos estavam sendo tratados com o médium Senhor Burgos sem o seu consentimento.

CONVITE

Casa-Chefe Rio de Janeiro
A todos aqueles que por algum motivo sofrem com as decepções e reveses da vida, ou aqueles que vivem num momento de bonança, aceitem nosso convite para conhecer e estudar os princípios espiritualistas do Racionalismo Cristão!

Nós estudiosos da Doutrina Racionalista Cristã, fundada pelos humanistas, Senhores Luiz José de Mattos e Luiz Alves Thomaz, convidamos todos a assistirem as reuniões espiritualistas e conhecer os benefícios da corrente fluídica em uma de nossas Casas mais próximas, que acontecem às 2as, 4as, e 6as feiras, das 20,00 às 21,00 horas e as portas ficam abertas das 19,20 às 20,07 horas. A entrada é franca e todos são bem-vindos!


Visite nossa Filial Petrópolis 
a entrada é franca e todos são bem-vindos!

Respeito e Consideração

O jovem Saulo Machado, militante da Filial Petrópolis, palestrante na Filial Santos - Junho de 2017

Poderá gostar de conhecer: