Racionalismo Cristão é expressão que nem todos podem compreender. É uma Filosofia Espiritualista bela e pura, saudável, ensina as criaturas como devem viver, como podem se desvencilhar das trevas da ignorância e adquirirem mais luz para seus espíritos. Fernando Faria

Quem é Deus? – Por Fernando Faria

3. O que é Deus?
3.1 Na concepção dos homens, Deus é uma divindade de personificação masculina, superior e criada por homens para explicar o Universo.
Os deuses possuem, invariavelmente, os caracteres físicos e mentais dos seres que os conceberam.

3.2 Não importa que os homens, invertendo a realidade dos fatos, afirmem que foi Deus quem criou o homem à sua imagem.
A verdade é bem outra, e não é preciso ter grande imaginação para descobrir o logro multissecular de que tem sido vítima a humanidade.

3.3 Foi o homem quem imaginou, quem concebeu, quem criou os deuses. Criou-os mentalmente, com a forma humana e as mesmas qualidades e defeitos que possui.

3.4 Nessa criação estão claramente refletidos os sentimentos dos criadores.

3.5 O deus corpóreo figura em todas as religiões. No credo — que é a oração principal de uma delas — aparece com o filho sentado ao seu lado direito, compondo um quadro de vida material comum.

3.6 O conceito da divindade, embora variando de raça para raça, não modifica a tendência geral relativamente à concepção do deus-rei, todo-poderoso, distribuindo prêmios e castigos.

3.7 Na Bíblia, no Velho Testamento — livro sagrado e intocável para tantos adoradores — existem referências ao deus de temperamento iracundo e vingativo da época.

3.8 Esse vergonhoso sentimento, especialmente em um deus, nada mais é do que o reflexo do sentimento do próprio povo que o imaginou.

3.9 Quando a criatura, de evolução em evolução, chegar a compreender que é como espírito, Força, Inteligência e Poder; quando se convencer de que possui atributos morais para vencer, racionalmente, quaisquer dificuldades, quando adquirir a consciência da sua condição de partícula de um Todo harmônico (dele inseparável) que é o próprio Universo Espiritual, cairão por terra, como inautênticas e ridículas, as idéias primitivas do deus protetor ao qual vivia jungida.

3.10 Os que hoje rendem culto a um deus abstrato, acharão (ao cabo de tantas encarnações quantas precisarem para atingir o necessário esclarecimento) tão tolo esse culto, quanto ridícula os civilizados agora entendem ser a idéia, que também já alimentaram, de adorar deuses representados por elementos da natureza ou animais inferiores.

3.11 Para a maioria, deus é uma entidade que se presta a promover castigos, distribuir graças e a lavrar, em caráter eterno ou temporário, condenações ou absolvições.

3.12 E, note-se: o deus, a quem são dirigidos os pedidos, é de tal maneira desavisado e vive tão alheio, tão  arredio, tão indiferente aos problemas humanos, que a sua atenção para esses problemas somente é despertada através dos apelos que recebe.

3.13 É preciso que se lhe peça piedade, para que se apiede; que se lhe suplique misericórdia, para tornar-se misericordioso; que se lhe implore paz, para que pacifique; que se lhe rogue justiça, para que seja justo.

3.14 É comum atribuir-se a Deus, cujos desígnios afirmam ser impenetráveis, a responsabilidade de grande parte das coisas que acontecem na Terra.

3.15 Dessa maneira, se desencarna uma pessoa da família, foi deus quem a levou. Se acontece um desastre, deus assim o quis. Se alguém escapa de ficar sob as rodas de um automóvel, a deus passa a ser creditado o salvamento da quase vítima. A individualidade fica sempre subordinada à ação de uma terceira entidade, e essa subordinação exerce esmagadora influência negativa sobre o espírito humano.
3.16 Por aí se vê quanto as religiões são incapazes de transmitir aos seus adeptos a verdadeira noção da vida espiritual, pela completa ignorância em que se mantêm com relação à existência da vida fora da matéria.
3.17 No Racionalismo Cristão se ensina que o espírito é uma ínfima fração da Inteligência Universal em evolução. Ele também demonstra ser o Universo constituído de Força e Matéria, enchendo a Força, que incita e movimenta todos os corpos, o Espaço infinito.

3.18 A Força é representada no Racionalismo Cristão sob uma denominação comum: Força, Inteligência Universal ou, ainda, Grande Foco.

3.19 A Força mantém o Universo regido por leis comuns, naturais e imutáveis.
Comuns, porque inerentes a todos, sem a mínima exceção; naturais, por decorrerem de uma sequência lógica no processo da evolução; imutáveis, por serem absolutas e neste sentido não há lugar para o imprevisto, para o acaso ou a dúvida, imperando — só e sempre — a exatidão, a certeza, a perfeição.

3.20 A Força age em obediência às leis evolutivas, utilizando-se da Matéria no estado primário desta e com ela forma corpos e realiza fenômenos incontáveis e indescritíveis que escapam à apreciação comum, considerados os limitados recursos deste Planeta.

3.21 Vê-se, pois, que é a Força o atributo fundamental predominante no reino mineral. No vegetal, a Força é vida, e finalmente no reino animal — além desses dois últimos atributos — predomina também a inteligência.

3.22 As forças que atuam no átomo para produzir fenômenos psíquicos são impulsionadas pelo Espírito, por ser este uma Partícula da Força Total, da qual possui poderes congêneres, porém, limitados ao estado de evolução já alcançado.

3.23 Força é a expressão empregada quando da sua associação com a Matéria, e Grande Foco quando se quer exprimir o Agente Universal, na sua concepção infinita. São, porém, termos sinônimos, de igual sentido.

3.24 Ninguém, por mais sofista que seja, poderá apontar em qualquer dessas duas expressões a mais ligeira afinidade com o vocábulo “deus”, já tão desmoralizado pelo sentido mesquinho e materialista que lhe emprestam os adoradores de todas as religiões.

3.25 Não se pode expressar a grandeza infinita de uma valor absoluto, com palavras de sentido relativo, como são os da linguagem comum.

3.26 As palavras Grande Foco ou Força, ainda quando não exprimam toda a realidade do seu sentido, são adotadas por falta de termos mais expressivos.

3.27 Grande Foco dá a ideia de luz e também de intensidade de brilho.

3.28 A palavra “Grande”, com “G” maiúsculo, quer dizer Total.
É, sem dúvida, uma expressão bastante acessível àqueles que ainda não podem penetrar mais profundamente nas questões demasiadamente abstratas.

Quem é Deus?
Por Fernando Faria

Poderá gostar de conhecer: